O Arquiteto que mudou a História, por Sergio Magalhães
Em seu Obituário, o jornal O Globo designa Oscar Niemeyer por “O Arquiteto do Brasil”. O artigo definido restringe, escolhe. Se se dissesse de alguém “O músico do Brasil”, como um único músico, seria um exagero, em um país com tantos talentos musicais. Estritamente, seria o mesmo na arquitetura. Mas o jornal está certo: Oscar Niemeyer não é o único, mas foi o maior e o mais importante dos nossos arquitetos.
[spacer size=”10″]Não é preciso reiterar sobre a qualidade de sua obra. O mundo reconhece a excepcionalidade dos ícones arquitetônicos que concebeu e que marcam o século 20. Merecidamente se destaca a ação política que desempenhou em prol de uma sociedade justa e solidária. Também, a dimensão humana de sua personalidade.
[spacer size=”10″] “O Arquiteto do Brasil”, porém, pode ter um outro sentido, por duas razões associadas: por ajudar a construir na convicção popular a emergência de um Brasil moderno e pela construção efetiva de um novo Brasil a partir da transferência da capital. [spacer size=”10″]Oscar Niemeyer não é o único, mas foi o maior e o mais importante dos nossos arquitetos.
[spacer size=”10″] Desde o projeto para a Pampulha (1940), Oscar Niemeyer criou símbolos arquitetônicos que se comunicavam extraordinariamente com a alma brasileira. Obras suas passaram a simbolizar cidades modernas, como São Paulo do Ibirapuera e do Copam (anos 1950). A apropriação popular das colunas do Alvorada, replicadas aos milhares por todo o país logo após a construção do Palácio (1958), é grande evidência desse vínculo “futurista”. O código de sua arquitetura não demandava intermediários para a compreensão do povo. [spacer size=”10″]O Brasil, então rural e de incipiente industrialização, duvidando que pudesse superar o subdesenvolvimento histórico em que se encontrava, era paradoxalmente uma terra de ufanismo exacerbado sobre base retórica. Os projetos de Oscar Niemeyer evidenciavam aos brasileiros de todas as classes a possibilidade concreta do país ser moderno.
[spacer size=”10″] Brasília é sua maior obra. Não por ser o maior repositório de exemplares arquitetônicos de sua lavra. Mas porque seus edifícios foram capazes de comunicar à nação que ali no Planalto Central se erguia uma capital. ON ao utilizar tecnologia já dominada, ainda que muito bem elaborada, em simbiose com forte expressão simbólica, permitiu que os edifícios fossem erguidos em curto prazo. Suas imagens, transmitidas por fotografias que cruzavam o país, mostravam que a cidade se viabilizava. [spacer size=”10″] Sem o traçado simples e monumental de Lucio Costa; sem os edifícios de enorme carga semiológica, de Oscar, talvez o sonho da nova capital tivesse ficado em ruínas após terminar o governo de JK. Tenho a convicção que nenhum dos demais projetos que concorreram ao concurso de Brasília teriam condições de serem concluídos.Para os que não acreditam no poder da cultura, Brasília é o contraponto. [spacer size=”10″] Não sei se há outro arquiteto que tenha, com seu talento, mudado tanto a história de um país como o fez Oscar Niemeyer. Legitimamente, O Arquiteto do Brasil. [spacer size=”10″]
Sérgio Magalhães é presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil.
[spacer size=”20″]Artigo publicado pelo jornal O Globo, 07 de dezembro de 2012
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