IAB Campinas

Blog

11
mar

Identidade, Música e Arquitetura – Ecos de Palhetas e Pistões

Um olhar sonoro sobre os patrimônios históricos de Campinas

O Projeto Identidade, Música e Arquitetura, realizado através de uma parceria entre a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e o Núcleo Regional Campinas do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB Campinas), surge do desejo de ocupar os patrimônios históricos da cidade com combinações instrumentais e repertórios variados e, dessa maneira, conhecê-los através de história e experimentação acústica de cada local.

Sabe-se que tanto uma cidade quanto uma obra de arte carece de olhares – breves ou longos, porém atentos – para que possa se perpetuar. Nossos patrimônios arquitetônicos, carregados de história e detalhes desconhecidos pela maioria do povo campineiro, estão há anos estacionados no mesmo local como verdadeiros personagens urbanos. No entanto, assim como acontece com a música de concerto, poucos de seus descendentes se lembram de dedicar um momento para visitá-los e apreciá-los com o devido tempo. Por isso, se reconheceu a necessidade de criar um pequeno diálogo entre o público e o patrimônio que se desse, tanto de maneira surpreendente durante o dia quanto através de histórias ilustrativas e experiências artístico-musicais, no momento de um concerto.
Cinthia Alireti – Regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp

Esses diálogos entre história e modernidade, estilos e tradição e, por que não dizer, sons e espaços, chegam em Campinas como novas tintas e restauros, permitindo que uma edificação histórica cative novamente os olhares dos passantes e re-abra portas para os pequenos universos urbanos que nós esquecemos de enxergar.

O Projeto, assim como a vida, é dinâmico e adaptável aos acontecimentos do cotidiano de nossa urbe. Ainda assim, há um calendário provisório ao qual apresentamos aqui.

  1. 8/03/2016 – 19h00
    Premiação do Concurso da Casa da Sustentabilidade – 19h00 – Saguão do Paço Municipal

     
  2. 16/03/2016 – 19h00
    Capela Santa Cruz – Apresentação aberta a público

     
  3. 17/03/2016 – 19h00
    Casa do Lago – UNICAMP – Apresentação aberta a público

  4. 4/05/2016 – 17h00
    Igreja do Carmo – Apresentação aberta a público

     
  5. 11/5/2016 – 10h00
    Abertura Oficial do 3º Fórum Internacional sobre Patrimônio Arquitetônico – Auditório do Campus 1 da PUC Campinas

     
  6. 18/5/2016 – 17h00
    Capela Santa Casa – Apresentação aberta a público

     
  7. 20/6/2016 – 10h00
    Vários grupos distribuídos nos pontos históricos ao mesmo tempo – 10h00 – Multi-apresentação dedicada aos cidadãos

     
  8. 22/6/2016 – 17h00
    Roteiro de Música, Arquitetura e Fotografia – Passeio a pé, com “causos” históricos sobre a evolução de Campinas

Como desfecho deste magnífico projeto, é intenção dos organizadores transformá-lo em documentário, com entrevistas de especialistas de cada área, e o público participante.

Participe, Contribua, Divulgue!