Campinas terá museu do transporte
Campinas terá um museu dedicado a história do transporte do Brasil. O projeto inclui atividades onde os visitantes vão interagir com as peças e os temas expostos no museu. O projeto arquitetônico inclui teto com células fotovoltaicas e sistema de aproveitamento da água da chuva. Acompanhe matéria divulgada no G1 Campinas:
A história do transporte no Brasil, contada através da interatividade, é tema de um museu inédito no país, que será construído no km 143 da Rodovia Dom Pedro I em Campinas (SP). O anúncio foi divulgado pela Fundação Memória do Transporte (FuMtran), em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) nesta terça-feira (25).
O espaço, próximo à Estrada dos Amarais, será dedicado à história do transporte desde os primeiros meios de locomoção até a tecnologia atual. Segundo a FuMtran, para expor a história cronologicamente, o museu terá maquetes e painéis multimídia, possibilitando uma experiência interativa ao visitante. Ainda segundo a fundação, o museu deve ser aberto ao público no fim de 2014.
Ambientes suspensos
Segundo o projeto divulgado, o prédio será sustentável, construído a base de aço, concreto e vidro. Para que o visitante possa interagir com o espaço, o local foi idealizado com duas grandes caixas de vidro que serão interligadas e salas de exposições parecidas com contêineres, criando a impressão de que os ambientes estão suspensos.
De acordo com a FuMtran, o conceito do museu é inovador porque o visitante poderá fazer seu próprio roteiro, já que as salas serão integradas. As exposições irão abranger todos os transportes terrestres, aéreos, ferroviários e aquaviários.