IAB Campinas

Blog

28
abr

Workshop sobre Loteamentos foi um sucesso

Público lota espaço em evento para discutir trâmite de projeto imobiliário

28/04/2015 – 12:45

wsl_2

Arquitetos, empreendedores e engenheiros lotaram o Salão Vermelho da Prefeitura na manhã desta terça-feira, 28 de abril, para participar do workshop sobre Loteamentos, Cadastramento de Glebas e Licenciamento Ambiental. Promovido pelas secretarias municipais de Urbanismo (Semurb) e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), o evento teve por objetivo apresentar as propostas do poder público municipal para agilizar a análise e aprovação dos projetos imobiliários apresentados pelo setor.

O encontro teve por objetivo também apontar as falhas mais comuns presentes nos projetos de loteamentos e de cadastramento de glebas. Essas falhas atrasam a análise dos projetos, porque precisam ser refeitos pelos responsáveis. A Semurb estima que cerca de 90% dos projetos apresentam algum tipo de problema e retornam aos responsáveis para serem refeitos.

O prefeito Jonas Donizette participou da abertura do evento ao lado do secretário de Urbanismo, Carlos Augusto Santoro; da SVDS, Rogério Menezes, e de Planejamento, Fernando Pupo. O vereador Gilberto representou a Câmara Municipal.

Na ocasião, Santoro elencou as ações de gerenciamento que a Prefeitura vem desenvolvendo, desde agosto de 2014, para tornar as análises e aprovações de projetos imobiliários mais ágeis. Entre elas estão mudanças nos procedimentos internos das secretarias e até na legislação.

Com as alterações, a prefeitura espera reduzir de 2 anos para sete meses o cadastramento de glebas e de dois anos para um ano a aprovação de loteamentos. Uma média de 8 projetos de loteamentos são apresentados na Prefeitura por ano.

O prefeito, por sua vez, falou do anseio da sociedade de que o poder público possa responder mais rapidamente às demandas.

As alterações que propomos talvez não contemplem 100% do que vocês pensam, mas fazem parte de um grande esforço para que as coisas aconteçam. Por isso, participem, falem, deem sugestões”, disse Jonas.

Palestras

Entre os técnicos que falaram ao público, além de Santoro, está o coordenador de Parcelamento do Solo da Semurb, Marcelo Cândido, que discorreu sobre o tema “loteamento e cadastramento de glebas”.

Já a SVDS contou com a participação do secretário Rogério Menezes e das assessoras técnicas Andréa Struchel e Sylvia Teixeira, que falaram sobre “meio ambiente e licenciamento ambiental”.

Ao final do encontro, os técnicos responderam às perguntas e sugestões dos presentes.