IAB Campinas

Blog

03
maio

Software promove a construção sem uso de papel

Desenvolver, planejar e executar uma obra inteira do começo ao fim sem o uso de papel. Utopia? Segundo o Arquiteto  Frank Gehry e sua empresa  Gehry Technologies isso é possível. Disponível á a alguns meses no mercado o software GTeam faz uso de um sistema de armazenamento em “nuvem” capaz de abrigar arquivos pesados, inclusive arquivos complexos tridimensionais usados para construção de edifícios.

[spacer size=”10″]

Acompanhe trecho da matéria publicada no Portal Archdaily:

[spacer size=”10″]

Construção sem papel Gehry Technologies

[spacer size=”10″]

O GTeam foi utilizado e desenvolvido durante o projeto do arranha-céu New York by Gehry, e foi elogiado por permitir manter o orçamento do projeto sob controle: o número de alterações devido a erros imprevistos foi apenas 8, comparado às centenas normalmente feitas em edifícios desta escala. “Já que ninguém pode vê-los em duas dimensões, utilizando ferramentas 3D, temos a oportunidade de evitar estes problemas”, disse o arquiteto à Wired Magazine. “Isto possibilitou economias consideráveis no processo de construção”.

[spacer size=”10″] [pullquote align=”right”]“Meu sonho é construir sem papel. E isso pode ser feito”.[/pullquote] Gehry espera que este aumento de eficiência possa levar ao um modo menos dispendioso de se produzir arquitetura. Atualmente, as trocas entre arquitetos, equipe de construção e autoridades são feitas por meio de papel, mas as experiências bem sucedidas de Gehry em eliminar o papel deste processo é um passo na direção certa.

[spacer size=”10″]

A nova colaboração com o sistema de armazenamento Box facilitará o compartilhamento entre diferentes setores da indústria. Antes de baixar arquivos, os usuários podem ver imagens para se certificar de que estão baixando o arquivo certo, e o sistema rastreia todas as mudanças feitas no arquivos, dando informações sobre quem alterou um arquivo, quando, e o que foi alterado. Além disso, o programa GTeam possibilita o trabalho em conjunto com outros programas como os da Autodesk e Rhino.

[spacer size=”10″]

O desenvolvimento do GTeam, e agora a colaboração com Box, deve manter a companhia na vanguarda da inovação digital por algum tempo.

[spacer size=”10″]

 

[media url=”https://vimeo.com/55885825″ width=”600″ height=”400″ jwplayer=”controlbar=bottom”] [spacer size=”10″] [spacer size=”10″]