IAB Campinas

Blog

14
nov

São Paulo terá urbanista como Secretário de Desenvolvimento Urbano

Considerado por alguns colegas como o sucessor de Prestes Maia, o arquiteto Fernando de Mello Franco, sócio do conceituado escritório MMBB, foi escolhido para ser secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo na próxima gestão. Sua missão será implementar o ambicioso projeto Arco do Futuro, parte do plano de governo do prefeito eleito Fernando Haddad (PT).

[spacer size=”20″]
Arquiteto Fernando de Melo  Franco

Arquiteto Fernando de Mello Franco

 

 

A missão de Mello Franco será transformar o traçado urbano de São Paulo, desenvolvido por Prestes Maia entre 1896 e 1965. A partir de 1930, São Paulo empregou o conceito radial com interligações entre bairros por avenidas. Alguns conceitos se mostraram ineficazes, como o sobrecarga no centro, e as ocupações de fundos de vales, grandes causadoras de prejuízos humanos e financeiros por enchentes.

[spacer size=”10″]

O novo Secretário terá como objetivo principal reverter esta lógica, conectando as áreas periféricas da cidade. Não lhe faltam atributos técnicos para tal desafio. Além de professor da USP de São Carlos por 13 anos, foi também professor-visitante de Harvard, uma das melhores universidades dos EUA. Sócio do MMBB desde 1991, sempre atuou em projetos que têm interface pública. Com Milton Braga e Marta Moreira, projetou corredores de ônibus, o terminal do parque Dom Pedro e a garagem do parque Trianon. O escritório também foi responsável pelo projeto urbano de Paraisópolis.

[spacer size=”20″]

A atitude de Haddad em eleger um urbanista de elevado gabarito profissional está sendo ovacionada por todos os arquitetos, e esperamos que Mello Franco tenha liberdade política para planejar São Paulo. Este é um exemplo que Campinas deve seguir, em sua Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, ao menos até que o necessário Escritório de Planejamento volte a existir.

 

 

 

 

[spacer size=”20″]