IAB Campinas

Blog

10
ago

Projeto de revitalização do Jardim Botânico de Paulínia é apresentado em Durban

A arquiteta e diretora de patrimônio do Núcleo Campinas do IAB-SP, Maria Rita Silveira de Paula Amoroso, e a diretora do Jardim Botânico de Paulínia, Jeanette Inamine Miachir, apresentaram no dia 4 de agosto o Projeto de Revitalização do Jardim Botânico de Paulínia, em São Paulo, no 25º Congresso Mundial da UIA, que terminou no dia 7, no Centro de Convenções Internacional de Durban, na África do Sul.

Jeanette Miachir explicou que a proposta de revitalização do espaço visa à conservação ambiental da área, ao desenvolvimento de pesquisas, ao lazer e à educação ambiental de crianças, jovens e adultos.

“O projeto de Jeanette Miachir foi pensando para aliar o espaço às propostas de trabalho do Jardim Botânico. Não tenho dúvidas que o trabalho servirá de referência para outros jardins. O trabalho, inclusive, recebeu o prêmio de sustentabilidade da DuPont, em 2003”, disse Jeanette Miachir.

A preocupação com a acessibilidade e o desenvolvimento de uma arquitetura sustentável foram diretrizes que nortearam todo o trabalho de Maria Rita Silveira. “O nosso objetivo foi transformar o Jardim Botânico de Paulínia acessível a todos. Além disso, todas as novas edificações foram pensadas para aproveitar ao máximo os recursos naturais e evitar o desperdício. Assim, as novas construções, como o laboratório, centro administrativo e de educação ambiental, foram equipadas para reaproveitar a água e tratar o lixo. Materiais sustentáveis também foram empregados na construção, como os tijolos de solo e cimento”, afirmou Maria Silveira.

Apesar do recente reconhecimento do projeto, a proposta é antiga e estava esquecida nos arquivos da prefeitura do município. “O projeto de revitalização do Jardim Botânico estava esquecido na Prefeitura. O que a nova administração de Paulínia fez, através da Secretaria Municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, foi resgatar esse importante trabalho e tornar o local adequado para o lazer e educação ambiental de toda a comunidade”, disse o secretário municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, Jorge Israel Almeida da Silva.

 

 

Revitalização do Jardim Botânico de Paulinia em Durban = Projeto

Revitalização do Jardim Botânico de Paulinia em Durban África do Sul

Revitalização do Jardim Botânico de Paulinia em Durban - Projeto