IAB Campinas

Blog

17
set

Prêmio Gentileza Urbana IAB Campinas 2016 é apresentado na Câmara Municipal

Na manhã deste dia 17 de setembro de 2015, foi realizado o primeiro encontro acerca da nova data comemorativa da cidade de Campinas, o Dia Municipal da Gentileza Urbana.

O encontro se deu no plenarinho da Câmara Municipal de Campinas, e teve como coordenador o Vereador André Von Zuben. Participaram da mesa de trabalho o Diretor Regional do Secovi – arquiteto Fuad Cury, a representante da Brahma Kumaris – Nádia Castro e o presidente do IAB Campinas – arquiteto Alan Cury.

O Secovi apresentou sua motivação para o pleito desta nova data comemorativa, que também conquistou Lei Municipal na cidade de São Paulo, e teve o dia 17/9 marcado por uma ação histórica da entidade. Também apresentou várias ações que o Secovi vem promovendo na Capital, e que certamente virão à Campinas.

O IAB Campinas apresentou o case do IAB de Minas Gerais, que detém a Premiação Gentileza Urbana à 22 anos, e na sequência lançou o Prêmio IAB Campinas para Gentilezas Urbanas 2016, conforme slides abaixo:

Já a Brahma Kumaris apresentou sua campanha Escolha a Calma, que pode ser visitana no site www.escolhaacalma.org.br, onde encontra-se material farto e positivo sobre 12 painéis disponíveis no banco de inspirações.

Já o Nobre Vereador André Von Zuben destacou a importancia da data, e de uma vida mais harmonica em sociedade, lançando desafios para 2016, quando a data então trará uma série de eventos em sua comemoração. André foi explícito em dizer que a data entra para o calendário oficial, mais como uma lembrança simbólica, mas que as ações gentis devem permear o cotidiano dos cidadãos.

Diante de uma platéia atenta e participativa, o debate foi intenso, expondo casos vivenciados e novas idéias e sugestões. O Rotary International lançou uma ação de Gentileza Urbana, que será promovida no próximo ano.

Ponto alto do encontro, o cantor e compositor Cléber de Oliveira apresentou duas músicas dedicadas ao Dia Municipal da Gentileza Urbana de Campinas. Na abertura, tocou a música Gentileza, que pode ser ouvida clicando aqui, e no encerramento, tocou mais uma composição ligada ao tema, a qual solicitou a todos os presentes que cantassem juntos o a refrão. A música Escolha a Calmapode ser ouvida clicando aqui.

Em tom emocionado e positivo, a reunião se encerrou com a certeza de que esta data será muito importante à Campinas e aos seus Munícipes.