IAB Campinas

Blog

Visita dos Professores de Portugal a Campinas
31
out

Portugueses visitam o Centro de Campinas

Professores portugueses conheceram iniciativas da ACIC na preservação do patrimônio.

A ACIC recebeu a visita de representantes da Universidade de Aveiro, de Portugal, para trocar experiências sobre projetos de recuperação e manutenção de patrimônio histórico. Os professores da Faculdade de Engenharia de Aveiro, Anibal Costa e Alice Tavares, estavam acompanhados pelo presidente da regional Campinas do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Alan Cury, e pela diretora de patrimônio do IAB, Maria Rita Amoroso.

Visita dos Professores Portugueses a ACIC em Campinas

O grupo conheceu as experiências da ACIC e da CDL nos projetos de restauro do Palácio dos Azulejos, em 2001, e de reforma do Palácio da Mogiana, em 2004. A presidente da Associação, Adriana Flosi, também acompanhou os professores a uma visita à Catedral Metropolitana de Campinas, cujo restauro tem o apoio da instituição, aliado ao empenho do vice-presidente da ACIC e deputado federal Guilherme Campos.

Visita a obras de restauração do Palácio dos Azulejos em Campinas

Os representantes da Universidade de Aveiro estão na cidade para participar do Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico Portugal – Brasil. O evento é realizado entre os signatários do Protocolo de Cooperação Internacional sobre proteção do Patrimônio Cultural.

O Fórum, realizado na Câmara Municipal nesta quinta-feira durante todo o dia, visa ampliar o debate sobre o patrimônio arquitetônico, e as formas de sua manutenção e preservação. A parceria técnica e cultural ligada a Prefeitura de Campinas se integrará às pesquisas acadêmicas e a expectativa é que some esforços que ajudem a dar celeridade aos projetos em andamento, relacionados à proteção ao patrimônio arquitetônico e cultural campineiro.

Professores da Universidade de Aveiro em Portugal visitam Campinas

De acordo com a presidente da ACIC, a entidade defende a recuperação e manutenção do patrimônio histórico e cultural de Campinas como forma de preservação da memória e de tornar a cidade um ambiente mais agradável e que possa ser ocupado com orgulho pelos cidadãos.

Noticia publicada no site a ACIC – Associação Comercial e Industrial de Campinas