IAB Campinas

O IAB e o núcleo Campinas

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega arquitetos unidos em torno de um objetivo principal: “O contínuo aprimoramento da arquitetura feita no Brasil, em defesa e em benefício do ambiente de vida de todos os que aqui habitam, em defesa e em benefício das paisagens urbanas e não urbanas do país, as quais constituem elementos essenciais da cultura nacional, sendo patrimônios inestimáveis da população brasileira”.

A busca desse objetivo é o elemento que dá sustentação e sentido a quaisquer ações e iniciativas do IAB, seja no campo da defesa do digno exercício profissional da arquitetura e dos seus princípios éticos mais elevados, seja no campo do ensino da arquitetura e de sua divulgação entre pessoas não diretamente ligadas ao exercício dessa profissão.

Sendo a mais antiga das entidades brasileiras voltadas aos temas ligados à arquitetura e ao exercício da profissão de arquiteto-urbanista (o IAB é herdeiro direto do Instituto Brasileiro de Arquitectura, que foi fundado no Rio de Janeiro em 26 de janeiro de 1921), o sistema IAB goza de grande prestígio e respeito não só entre os quase 100 mil profissionais de arquitetura e urbanismo atualmente existentes no país, mas também, entre os estudantes desta profissão, bem como entre o público leigo em geral. Tal prestígio e respeito decorre não só dos mais de 90 anos de experiência e ações continuadas, que são parte fundamental do patrimônio do IAB, mas principalmente do conteúdo desta ação, que foi sempre marcado pela defesa incondicional da qualidade da arquitetura feita no Brasil e pela defesa da qualidade dos lugares em que vivem as populações das diferentes regiões do país, considerados tanto seus aspectos funcionais, ecológicos e ambientais, quanto seus aspectos históricos e artísticos.
Atualmente, o IAB é um sistema formado por 27 Departamentos, sediados em todas as unidades da Federação (Estados), os quais possuem por sua vez, núcleos nos municípios de maior relevância; este sistema cuja ação cobre praticamente todo o território do país, é encabeçado por uma Direção Nacional, responsável pela articulação e pela coordenação do todo, bem como pelas ações de abrangência nacional e internacional.

Por meio de sua Direção Nacional, o sistema IAB se faz representar nos órgãos da administração federal. Por meio de sua Direção Nacional que o IAB se vincula a entidades internacionais, dentre as quais merecem destaque a União Internacional de Arquitetos (UIA), órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído, a Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA) e o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).

Já nos Departamentos Estaduais, o sistema IAB se faz representar nos órgãos da administração estadual, bem como os grupos de trabalho e conselhos municipais das Capitais Estaduais do Brasil. E nos Núcleos Regionais, o sistema IAB se faz representar nos órgãos das administrações municipais de cidades próximas, bem como nas Regiões Metropolitanas e Conglomerados Urbanos das principais cidades do país.

O Núcleo Regional Campinas do Instituto de Arquitetos do Brasil, núcleo este reportado ao Departamento São Paulo, representa a mais importante cidade não-capital do Brasil.