IAB Campinas

Blog

06
nov

Nova gestão traz a pauta reformas urbanas e papel da arquitetura nacional

Toda gestão tende a refletir um espírito, uma conduta. E no IAB não é diferente. A gestão 2012-2013 está se consolidando como a mais jovem e atuante virtualmente de todos os tempos do Instituto. Uma força-tarefa que iniciou pelos Núcleos Regionais e agora está tomando corpo no Diretório Nacional é a presença efetiva nas redes sociais, o que permite disseminar as informações com eficiência e rapidez. Também está nascendo a Newsletter Nacional, mais uma importante ferramenta de ressonância. Todas estas ações são com intuito de criar ferramentas de comunicação, sem jamais esquecer dos preceitos estruturais do IAB: A defesa da boa arquitetura e da qualidade de vida nas cidades.

[spacer size=”20″]

Velhas lutas vencidas, novos objetivos à vista. A conquista da alforria profissional, tarefa à qual o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) dedicou boa parte de seus esforços por décadas, foi alcançada. Agora, a nova gestão da Direção Nacional trabalha, ao lado dos departamentos estaduais, para recolocar em pauta temas essenciais ao arquiteto, à cultura arquitetônica e à própria sociedade.

O IAB vai dedicar esforços a questões como o fortalecimento do conceito e da dimensão cultural do projeto, que é a estrutura da própria profissão, a defesa de políticas públicas que considerem a nova realidade urbana brasileira, com 85% da população nas cidades e um enorme passivo sócio-habitacional, e ainda a retomada da defesa do concurso de projeto para as obras públicas, como um fator de qualificação das cidades e de fortalecimento da cultura nacional.

[spacer size=”20″]

Para ampliar o contato do IAB com arquitetos, estudantes e o público externo, a entidade está montando uma completa estrutura de comunicação, com geração de conteúdo contínua para mídias. Esta newsletter, associada ao site de cadastro e a novos perfis do IAB no Facebook e no Twitter, é o primeiro passo do trabalho.

A nova Direção Nacional é colegiada, sediada no Rio de Janeiro, mas estrategicamente composta por vice-presidentes de diversos estados, como Distrito Federal, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

[spacer size=”20″]

Presidente do IAB Nacional Sergio Magalhães

 

Sérgio Magalhães é o presidente, e trabalha em parceria com o vice-presidente nacional, Irã Taborda Dudeque; os vice-presidentes regionais, Paulo Henrique Paranhos (Centro-oeste), Odilo Almeida (Nordeste) e Claudemir José Andrade (Norte); os vice-presidentes extraordinários José Armênio de Brito Cruz, Claudia Cristina Taborda Lobo, Nivaldo Vieira de Andrade Júnior, Tiago Holzmann da Silva, Rosilene Guedes Souza; além do secretário-geral, Jerônimo de Moraes, da diretora financeira Norma Taulois, da diretora cultural Ceça Guimaraens, do diretor administrativo Pedro da Luz Moreira, e do representante institucional em Brasília, Gilson Paranhos.

O IAB agradece a gentileza dos representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que permitiram uma aproximação maior com arquitetos de todo o Brasil através do uso do novo cadastro nacional do conselho.

 

 

 

[spacer size=”20″]