IAB Campinas

Blog

28
ago

IAB e SVDS apresentam novo Concurso Público Nacional de Arquitetura em Campinas

Nesta última quarta-feira 26/08/2015, o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB  junto com a Secretaria Municipal do Verde e Desenvolvimento Sustentável de Campinas – SVDS, apresentaram em Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMDEMA, as premissas que nortearão o próximo Concurso Público Nacional de Arquitetura.

Trata-se de Concurso para definição de melhor projeto de arquitetura sustentável e inovadora para a futura Casa da Sustentabilidade de Campinas.

“Por meio do concurso é possível escolher a melhor solução, a partir de amplo repertório, para um problema ou programa específico. Concursos são a forma mais segura, democrática e econômica para a contratação de projetos de arquitetura, pois permitem a avaliação e escolha do objeto antes de sua aquisição”
Arquiteto Cezar Capacle – SVDS

“O investimento no concurso está fundamentado no princípio de que quanto maior a atenção e o investimento nas etapas de projeto e planejamento, menores os riscos de falhas e inadequações em um empreendimento”
Arquiteto Alan Cury – Presidente do IAB em Campinas

o Arquiteto Cezar Capacle, representante da SVDS, em sua explanação.

o Arquiteto Cezar Capacle, representante da SVDS, em sua explanação.

Foram apresentados alguns exemplos internacionais de projetos, como a Casa Branca em Washington (1792), o Parlamento Inglês (1814), a Ópera de Sydney (1956), e também exemplos nacionais como o Palácio dos Jequitibás (1957), a Assembléia Legislativa de Brasília (1989) e o Museu da Tolerância em São Paulo (2005).

As motivações que fizeram a SVDS a promover este concurso são inúmeras. Apresentar à sociedade uma construção modelo de possibilidades sustentávies é uma delas. Também se buscará promover exposição permanente das soluções aplicadas, com visitações monitoradas e atrações de interesses.

Para a escolha do local ideal para a Casa da Sustentabilidade, outras Secretarias foram consultadas, até que definiu-se como o melhor local um terreno no Parque Portugal, próximo à um portão com fartura de estacionamentos, ponto de ônibus próximo, ciclovia e acessibilidade atendidas.

O Concurso será lançado ainda este ano, e o edital e o Termo de Referência estarão públicados nos sites do IAB por todo o Brasil.

Curiosidade: O anúncio foi feito no Salão Vermelho do Palácio dos Jequitibás. Este conjunto arquitetônico foi fruto de Concurso Público Nacional de Projeto em 1957, quando da fundação do Núcleo Regional Campinas do Instituto de Arquitetos do Brasil. À época, a equipe vencedora foi coordenada pelos colegas Arquitetos Rubens Viana e Ricardo Sievers, e a banca julgadora contou com os Arquitetos Rino Levi, Afonso Reidy e Umberto Aveniente. Umberto foi Fundador e Presidente do IAB Campinas por duas gestões.