IAB Campinas

Blog

10
out

IAB CAMPINAS – 61 ANOS

O Núcleo Regional Campinas do Instituto de Arquitetos do Brasil completa hoje (10 de outubro de 2018) 61 anos de vida. Uma das mais antigas e respeitadas entidades profissionais da cidade, o Instituto é parte de uma entidade Nacional centenária, que com sua formação federativa é composta por Departamentos Estaduais (em todas as capitais do Brasil) e Núcleos Regionais (em importantes centros arquitetônicos do interior e litoral). Tudo isso orquestrado por uma Direção Nacional que nesta gestão, está sediada no Departamento da Bahia.

 

Tudo começou em 1957, quando o então prefeito Ruy Novaes decidiu por promover um Concurso Público de Projeto para a nova Sede Administrativa Municipal, em parceria com o Departamento SP do IAB. Nasceu aí a Pedra Fundamental do primeiro Núcleo do Estado.

 

Participaram do juri os ilustres colegas Arquitetos Rino Levi e Afonso Reidy, além de Umberto Aveniente, então Arquiteto Residente da Prefeitura. Foram classificadas 6 equipes, e o ante-projeto vencedor foi de autoria dos colegas Rubens Carneiro Viana e Ricardo Sievers.


Nascia assim o Palácio dos Jequitibás – o Paço Municipal de Campinas. Dada a qualidade inquestionável dos participantes, e o interesse nacional por Campinas, o então presidente do IAB/SP, colega Ícaro de Castro Mello não poupou esforços para convencer Umberto a aceitar o desafio de fundar o Núcleo Campinas do IAB.


Missão dada, missão cumprida! Umberto Aveniente se juntou a Aldo Zappellini, Dermival Siqueira, Hélio Bacci, Irineu Lürdes e Alberto Nasralla, para assim iniciar um importante capítulo na história do IAB Nacional. Anos se passaram, e ilustres colegas fizeram parte das diretorias do IAB Campinas (ver lista completa aqui). O IAB Campinas é protagonista do desenvolvimento de Campinas, e não se furta em lutar por nossa cidade e profissão, sempre imbuído de ética e independência.

Este aniversário não é o mais feliz para nós Arquitetos e Urbanistas. Denis Roberto Castro Perez, nosso Admirado e Batalhador Presidente da gestão 2017-2019 faleceu no último dia 05 de outubro, em decorrência de complicações pós-cirúrgicas. Denis era Pós-Doutorando em sistemas de infraestrutura urbana pela PUC Campinas e Doutor em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela UNICAMP.

 

Denis teve uma atuação profissional inquestionável. Partiram de suas pranchetas, alguns dos melhores exemplares das edificações de Campinas, participando da formação de uma legião de Arquitetos e Urbanistas em seus estágios e suas pesquisas. Ótima referência como profissional, era gentil no trato com todos, e fazia questão de unir as pessoas. Não tinha desafetos. Com seus Amigos e Familiares, mantinha o fino trato, sempre disposto a encarar qualquer desafio, com sorriso no rosto e um bom-humor que lhe era peculiar. Defensor da História e da Culinária Peruana – seu país de origem, promoveu inúmeros eventos em parceria com o Consulado e a comunidade peruana radicada em Campinas.

 

Nossa dor só não é maior que a Gratidão por tudo o que Denis nos ensinou, e por todos os momentos pelos quais convivemos com ele. Desta forma as comemorações dos 61 anos do IAB Campinas são integralmente dedicadas ao ETERNO amigo e Presidente, reafirmando nossa convicção de que sua colaboração para a consecução desses ideais permanecerá inalterada e efetiva, em benefício deste Instituto de Arquitetos do Brasil e daqueles que este representa.

 

VIVA O IAB CAMPINAS, VIVA AO COLEGA DENIS PEREZ!

 

Diretoria Núcleo Regional Campinas do Instituto de Arquitetos do Brasil

Gestão 2017-2019