IAB Campinas

Blog

10
ago

Guia Operacional de Acessibilidade garante prêmio à Verônica Camisão em Durban

A Arquiteta Carioca Verônica Camisão e o Arquiteto Uruguaio Eduardo Alvarez receberam menção especial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) “Friendly Spaces Accessible to All” pelo “Guia Operacional de Acessibilidade para Projetos de Desenvolvimento Urbano com Critérios de Desenho Universal“. A Informação é do Departamento Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil:   Arquitetos Eduardo Alvarez e Verônica Camisão

O Guia Operacional de Acessibilidade para Projetos de Desenvolvimento Urbano com Critérios de Desenho Universal da arquiteta carioca Verônica Camisão e do uruguaio Eduardo Alvarez, ganhou a menção especial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) “Friendly Spaces Accessible to All”. A premiação acontecerá no 25º Congresso Mundial da UIA, em Durban, na África do Sul, no dia 6 de agosto. Verônica Camisão e Eduardo Alvarez são os primeiros a receber a menção. O prêmio, criado este ano pela UIA, tem com objetivo reconhecer trabalhos e pesquisas que tenham contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida através da concepção do ambiente edificado centrado no usuário e na acessibilidade.

A arquiteta explicou que o Guia foi um trabalho solicitado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde ela e Eduardo Alvarez atuam como consultores. “O nosso trabalho foi elaborado para servir de suporte técnico às equipes do BID nos diversos países da América Latina, visando garantir que os projetos de desenvolvimento urbano apreciados pelo Banco apresentem os critérios adequados de acessibilidade”, afirmou Verônica Camisão. Para o estudo, foi feita uma investigação da documentação existente e das normas técnicas regionais e internacional sobre acessibilidade, e pesquisas de campo em Santo Domingo, na República Dominicana, e em Barcelona, na Espanha. O Guia Operacional está disponível em três línguas: inglês, português e espanhol. O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, que está em Durban, onde participa do Congresso Mundial da UIA para defender a candidatura do Rio de Janeiro a sede do evento de 2020, ficou feliz com a notícia da menção e garantiu presença na cerimônia de entrega do prêmio. “Verônica Camisão está de parabéns pela conquista. A menção é uma justa homenagem ao seu incansável e importante trabalho”, disse Magalhães.

Clique na Capa do projeto abaixo para ver a versão em PDF:

Guia Operacional de Acessibilidade para Projetos em Desenvolvimento Urbano com Critérios de Desenho Universal   ​