IAB Campinas

Blog

31
out

Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico foi um sucesso!

Com o apoio do vereador André von Zuben, foi realizado na Câmara de Campinas o Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico Portugal / Brasil,  no plenário da casa nesta quinta, dia 30 de outubro, das 8 às 19hs.

“É uma iniciativa e uma troca de conhecimento muito importantes para que Campinas possa fazer um trabalho de qualidade na recuperação histórica do patrimônio da cidade”, enfatizou o vereador André von Zuben, que participa da mesa de abertura do evento.

Ao longo do dia, especialistas e palestrantes debateram diversos temas em mesa redonda. O Protocolo de Cooperação Internacional sobre a proteção do Patrimônio Cultural formaliza-se num momento em que estão reunidas condições para um debate amplo sobre o Patrimônio Cultural e a formalização de uma rede de suporte institucional para ações concretas a implementar na reabilitação do edificado natural e construído de Campinas.

Organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, o Fórum procurou congregar os esforços de diversas instituições como CAU, UIA, IAB, PUC Campinas, USP São Paulo, Prefeitura Municipal de Campinas e Câmara Municipal de Campinas, contando ainda com ilustres representantes da Universidade de Aveiro, de Portugal, para apoiar esta iniciativa, por conta da investigação relevante que vem desenvolvendo nesta área. A experiência multidisciplinar de cada uma destas entidades e também da sociedade civil com forte participação no debate, contribuíram para o sucesso do Fórum, que foi aberto ao público, e gratuíto.

Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico – IAB Campinas
Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico – fechamento
Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico
Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico  IAB

O Fórum é um momento importante de manifestação de interesse efetivo pela preservação do nosso Patrimônio Arquitetônico e Cultural, com uma vertente de intercâmbio e promoção internacional através da Universidade de Aveiro. Um esforço para que se consiga assim atingir o objetivo de aliar a investigação, à técnica, à intervenção no patrimônio e às políticas culturais.

Contando com o apoio da Prefeitura, da Câmara Municipal e da rádio CBN, o Fórum contou com o patrocínio da CN Copiadora e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP.

A organização do evento espera assim contribuir para a melhoria das condições e usufruto do patrimônio rico que temos, numa estratégia de longo prazo e de ações concretas e sustentáveis em termos culturais, sociais, econômicos e ambientais.

Ouça o Podcast do evento na Rádio CBN:

http://www.portalcbncampinas.com.br/?page_id=981&audio=91505