IAB Campinas

Blog

Fórum Internacional Brasil Portugal
13
out

Fórum Internacional Patrimônio Arquitetônico – Portugal / Brasil

Convidamos você a participar do Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico – Portugal / Brasil, a ser realizado no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, dia 30 de outubro de 2014 – quinta-feira – das 9 as 17hs.

Fazem parte da Cooperação Internacional Portugal / Brasil, as Universidades Brasileiras PUC – CAMPINAS e USP -São Paulo , juntamente com as Universidades portuguesas de Aveiro e do Porto , e o Núcleo Regional Campinas do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Apoiam a cooperação, a União Internacional de Arquitetos ,  o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo ()e a Câmara Municipal de Campinas .

Este Fórum será também transmitido ao vivo pela TV CÂMARA (http://www.campinas.sp.leg.br/tv_camara) e pelos sites da Câmara e do IAB Campinas.

Venha debater ações e politicas de preservação e proteção do Patrimônio Cultural e Arquitetônico Campineiro.

A parceria técnica-cultural ligada às universidades proporcionará através de intercâmbios acadêmicos, troca de experiência entre os dois lados do atlântico, unindo expertises, aprendizagem e novas descobertas através da convivência social entre seus alunos, pesquisadores e agentes culturais.

A esse caminho somam-se os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelos diversos agentes sociais ao longo do tempo e que junto com entidades de peso como o IAB, a UIA, o CAU/SP, passarão a corroborar na formatação de ideias e ações necessárias para a criação e fortalecimento de pactos que possam conduzir de forma positiva processos efetivos para a proteção do patrimônio em questão, discutindo-o entre as diversas esferas da sociedade, tanto da esfera privada como publica.

Portugal, integrante e importante referencia no espaço Lusófono ligado a reabilitação e salvaguarda do patrimônio cultural, foi o primeiro a assinar um protocolo de cooperação agregando-se as entidades e universidades acima.

Campinas, preocupada com o destino de seu rico patrimônio torna-se a protagonista de sua historia iniciando um debate a nível internacional, convidando especialistas e toda a sociedade para compartilhar experiências e interesses comuns.

O Fórum é aberto a todos os membros da sociedade: Prefeituras, Associações, Conselhos, ONGs e Grupos interessados em enriquecer o debate voltado à construção de ações conjuntas, reforçando juntamente com as parcerias técnicas a consolidação e o avanço de políticas culturais voltadas à preservação do nosso patrimônio cultural e arquitetônico.

Maria Rita Silveira de Paula Amoroso - Arquiteta Urbanista

 

Maria Rita Silveira de Paula Amoroso
Diretora de Patrimônio IAB Campinas