IAB Campinas

Agenda

30
Out
Fórum Internacional Patrimônio Arquitetônico Portugal / Brasil
Data: 30/10/14
Local: Câmara Municipal de Campinas

FORUM_INTER_AGENDA

 

 

Temos o prazer de convidar você a participar do Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico Portugal / Brasil a ser realizado juntamente com os signatários do Protocolo de Cooperação Internacional sobre proteção do Patrimônio Cultural.

Fazem parte desta cooperação, as Universidades brasileiras PUC Campinas e USP São Paulo, juntamente com a Universidade Portuguesa de Aveiro, a Prefeitura Municipal de Campinas, A Câmara Municipal de Campinas, o Instituto de Arquitetos do Brasil, a União Internacional de Arquitetos, e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Este Fórum será realizado no dia 30 de outubro de 2014, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, com transmissão ao vivo pela TV CÂMARA e pela internet, para debater ações e politicas de preservação e proteção do Patrimônio Arquitetônico e Cultural Campineiro.

A parceria técnica cultural ligada às universidades proporcionará através de intercâmbios acadêmicos, a troca de experiência entre os dois lados do atlântico, unindo expertises, aprendizagem e novas descobertas envolvendo alunos e pesquisadores e agentes culturais.

A parceria técnica cultural ligada a Prefeitura Municipal de Campinas se integrará as pesquisas acadêmicas somando assim esforços para que se viabilizem mais rapidamente seus processos em andamento, relacionados à proteção ao Patrimônio Arquitetônico e Cultural Campineiro.

A esse caminho unem–se diversos agentes sociais que, junto com entidades de peso como: IAB, UIA, CAU, passarão a corroborar na formatação de novos pactos entre as diversas esferas da sociedade identificando ações, tanto dentro da esfera privada como publicas, e que poderão sinalizar a construção de mecanismos  capazes de efetivar a proteção de nosso rico Patrimônio Arquitetônico e Cultural Campineiro.

O Fórum será aberto também a todos os demais membros da sociedade: Prefeituras, Associações, Conselhos, ONGs e grupos interessados em promover e enriquecer um debate voltado à construção de ações conjuntas, reforçando juntamente com essas parcerias técnicas a consolidação e o avanço das politicas culturais voltadas à preservação dos nossos patrimônios arquitetônicos e culturais.

Maria Rita Silveira de Paula Amoroso - Arquiteta Urbanista

Maria Rita Silveira de Paula Amoroso

Diretora de Patrimônio IAB Campinas

 

FORUM_INTER_FOTOS

Programação do Evento

 

08h00 as 09h00 Credenciamento e Café de boas-vindas
09h00 as 10h00 Abertura Oficial do Fórum Internacional
10h00 as 12h30  Mesa Redonda: O Patrimônio Arquitetônico Composição da mesa:

  1. Alan Cury (IAB Campinas)
  2. Maria Rita Amoroso (IAB Campinas)
  3. Afonso Monteiro (CAU/SP)
  4. André Von Zuben (Vereador – PPS)
  5. Maria José Feitosa (UIA / USP SP)
  6. Aníbal Guimarães da Costa (Universidade de Aveiro)
  7. Alice Tavares Costa (Universidade de Aveiro)
  8. Ivone Salgado (PUC Campinas)
  9. José Pedro Martins (Belo Centro de Campinas)
  10. Daisy Serra Ribeiro (CONDEPACC)

Moderação: Marco Massiarelli (Diretor de Jornalismo da CBN Campinas)  

 
12h30 as 14h00 Pausa para Almoço (não haverá serviço de almoço no local)
14h00 as 14h20 Intervenção no Patrimônio: Desafios e Oportunidades Aníbal Guimarães da CostaPortugal – Universidade de Aveiro
14h20 as 14h40 Estratégias integradas de reabilitação em contexto internacional Alice Tavares CostaPortugal – Universidade de Aveiro
14h40 as 15h00 China: Integração entre Patrimônio e Turismo fortalecendo a Economia Maria José Gomes Feitosa Brasil – UIA – USP
15h00 as 15h20 Pausa para Café e Relacionamentos
15h20 as 15h40 Restauro da Fazenda São Vicente em Campinas / SP Maria Rita Silveira de Paula AmorosoBrasil – IAB Campinas
15h40 as 16h00 Eco Urbanismo: Paradigma para as Cidades Sustentáveis Carlos Alexandre SilvaPresidente do COMDEMA
16h00 as 16h20 Tecnologia digital na preservação do patrimônio Valquíria Salles Romero MarquesBrasil – PUC Campinas
16h20 as 16h40 Considerações finais e Encerramento