IAB Campinas

Blog

05
fev

Eleito o Presidente e Vice do Conselho da RMC

Neste segunda-feira dia 04 de Fevereiro no Palácio dos Jequitibás aconteceu a eleição do Presidente e do Vice-Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, o Prefeito de Campinas Jonas Donizette recebeu os Prefeitos da RMC no Palácio dos Jequitibás onde também foram eleitos os 3 prefeitos que integram o  Conselho de Orientação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp).

[spacer size=”10″]

Acompanhe a Matéria divulgada ontem no web site da Prefeitura Municipal de Campinas com reportagem de Bel Buzzo Alonso.

[spacer size=”10″]

Conselho da RMC elege presidente e vice no Palácio dos Jequitibás

04/02/2013 – 16:20

[spacer size=”10″] Reportagem de Bel Buzzo Alonso

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, no Palácio dos Jequitibás, os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para a eleição do presidente e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Agência Metropolitana de Campinas (Agencamp).

[spacer size=”10″]

Como anfitrião, Jonas Donizette abriu os trabalhos, colocando a Prefeitura de Campinas à disposição de todos os prefeitos da região. “Como colega de trabalho, recebo a todos para que possamos iniciar um trabalho juntos. Nosso grande desafio é fazer com que o cidadão do nosso município sinta o braço da RMC, esse é um desafio de todo governante, fazer com que as políticas públicas, as políticas que trazem melhoria de vida, atinjam o cidadão comum lá na ponta onde o serviço tem que ser prestado”, colocou.

[spacer size=”10″]

Foram eleitos, por aclamação, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, como presidente, e a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, como vice-presidente do Conselho da RMC. A transmissão do cargo foi feita pelo ex-presidente do Conselho, o ex-prefeito de Pedreira e atual secretário de Finanças da Prefeitura de Campinas, Hamilton Bernardes.

[spacer size=”10″]

Na sequência, foi realizada a eleição dos membros do Conselho de Orientação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp) composto por três prefeitos, um representante do estado e dois diretores da Agencamp.

Fundocamp será representado pelos prefeitos de Monte Mor, Thiago Assis; de Holambra, Fernando Fiori de Godoy, e de Nova Odessa, Benjamin Souza. A representação estadual continua a cargo de Carmen Elias e a secretaria executiva com Ester Viana.

[spacer size=”10″]

Desafios

[spacer size=”10″]

Para o presidente eleito, o grande desafio dessa gestão do Conselho é criar uma agenda positiva junto com a Agencamp e com o governo do estado, que possa atrair os prefeitos para que todos participem. “Temos um compromisso do governador Geraldo Alckmin, de investimentos da ordem de R$ 5 bilhões; temos que disciplinar isso, para utilizar os recursos nessa região”, falou.
[spacer size=”10″] Dentre os itens apontados por Serafim como prioritários para essa agenda estão questões de transporte, ampliação de Viracopos, duplicação de algumas estradas, segurança pública e saúde.
[spacer size=”10″] O secretário de Desenvolvimento da RMC, Edmur Mesquita, também falou da necessidade de se fazer uma revisão referente aos anúncios do governador para que os prefeitos que assumirem agora tenham acesso aos programas e projetos que foram elaborados por ocasião da realização da agenda metropolitana.
[spacer size=”10″] “É importante que façamos de forma comum um trabalho que pense, sobretudo, do ponto de vista de médio e longo prazos, uma atualização de forma comum dos programas que serão divididos e partilhados com todos os prefeitos desse mandato”, declarou.
[spacer size=”10″] Em relação ao cartão metropolitano de saúde, Mesquita pretende agendar um encontro entre o secretário de Saúde do estado, em conjunto com a Agencamp, a Unicamp e com o Conselho da RMC para que os programas já elaborados possam ser novamente debatidos, pensando-se numa estratégia de execução.

 

[spacer size=”10″]