IAB Campinas

Blog

18
set

Cônsul Geral do Peru visita exposição em Campinas

Na noite de 17 de setembro de 2015, Dia Municipal da Gentileza Urbana em Campinas, o Cônsul Geral do Peru – Arturo Jarama visitou a exposição Macchu Picchu – A cidade perdida dos Incas.

Tal exposição tem apoio do IAB Campinas, e ficará disponível na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi até o dia 28 de setembro, quando segue para o Paço Municipal de Campinas – o Palácio dos Jequitibás, para uma estada de 30 dias no saguão principal do palácio.

O presidente do IAB Campinas – arquiteto Alan Cury aproveitou a oportunidade para apresentar ao cônsul, as atividades internacionais do IAB. Dois relevantes projetos provocaram grande interesse de Arturo em apoiar o IAB.

Uma visita guiada ao Peru, por arquitetos brasileiros, será promovida dentre em breve. A programação será de aproximadamente 10 dias.

Também, o 3º Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico foi muito bem recebido pelo cônsul. Arturo deseja aproximar as faculdades de arquitetura do Peru às faculdades signatárias do Fórum, em especial a Puc Campinas e a Universidade de Aveiro em Portugal. Desta forma, o Fórum ganha em sua internacionalização, mas ainda mais em seu conteúdo e visibilidade dos patrimônios arquitetônicos, e as formas de defesa, resgate e preservação.

O Conselheiro do IAB Campinas – arquiteto Denis Perez foi o responsável por esta aproximação.

Sou natural do Peru, e fui muito bem recebido no Brasil. Sinto um dever em aproximar os colegas arquitetos do Peru e do Brasil, pois certamente será uma parceria com ganhos para ambos os lados. A cultura Inca é verdadeiramente fundamental para o correto entendimento da evolução humana, e critérios como a referência solar, vastamente utilizada pelos Incas, poderão colaborar com a evolução urbana qualificada de nossa cidades.
Arquiteto Denis Perez – Conselheiro do IAB Campinas

Ações como esta, que rompem as barreiras fisico-políticas-sociais, são enriquecedoras à todos nós Arquitetos e a população.