IAB Campinas

Blog

09
nov

Concurso da Logomarca do 3º FIPA-BP

Concurso: Escolha da Logomarca para o 3º Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal

REGULAMENTO:

  1. Objetivo:

O concurso para escolha da logomarca do 3º Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal tem como objetivo estimular a criação e promover a escolha de uma logomarca, que será utilizada em todas as peças gráficas do evento. Este concurso é de caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vinculado à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço. Ao vencedor, será entregue um Kit Arquiteto, contendo 5 livros de arquitetura, um conjunto de 4 lapiseiras Pentel (0.3, 0.5, 0.7 e 0.9) e uma trena laser GLM 30 da marca Bosch. Já para o 2º e o 3º colocados, será entregue voucher da Livraria dos Reis (Campus 1 da PUCC), nos valores de R$150 e R$100 respectivamente.

Foto ilustrativa do Kit Arquiteto

Foto ilustrativa do Kit Arquiteto (Clique para ampliar)

 

  1. O Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal – 3º FIPA-BP

Realizado anualmente, e em rodízio, o Fórum caminha para sua 3ª edição. A primeira ocorreu em Campinas – Brasil, no ano de 2014. A segunda ocorreu em Aveiro – Portugal em 2015. A edição de 2016 volta à Campinas, e desta vez, ocorrerá no Auditório Dom Gilberto da PUC de Campinas, entre os dias 11 e 14 de maio de 2016.

Linguagem visual do 1º Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico

Linguagem visual do 1º Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico (Clique para ampliar)

01062015_forum_aveiro

Liguagem visual do 2º Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico (Clique para ampliar)

Prioritariamente, o Fórum tem como premissa promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas ligados aos patrimônios arquitetônicos. Também é desejo deste fórum, aproximar novos profissionais aos encantos da preservação, manutenção e ocupação efetiva destes bens edificados, de forma a proteger, salvaguardar e difundir a história do desenvolvimento social de uma nação.

Participam deste fórum, profissionais, estudantes e pessoas interessadas, sem distinção alguma. Já a oratória é destinada a profissionais e representantes de ações relevantes ao tema, selecionados por comissão científica.

São signatários deste fórum, o programa de Pós Graduação em Urbanismo da PUC Campinas, a Universidade de Aveiro, a Prefeitura Municipal de Campinas e o Instituto de Arquitetos do Brasil. O3º FIPA-BP conta com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, da União Internacional de Arquitetos – UIA, da Federacion Panamericana de Associassones de Arquitectura – FPAA.

 

  1. Participantes:

3.1. Todos os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas, UNICAMP, UNIP Campinas e Univercidade São Francisco, além dos estudantes da Universidade de Aveiro poderão inscrever suas propostas, individualmente, ou em grupos.

3.2. Estudantes de outros cursos podem participar, desde que em equipe que tenha ao menos um aluno de Arquitetura e Urbanismo no grupo, à exceção dos colegas da Universidade de Aveiro. 

3.3. Em caso de o vencedor ser um grupo, a premiação será a mesma, ficando a cargo do grupo, promover sua divisão ou rateio, sem nenhum envolvimento do IAB.

3.4. São considerados concorrentes deste Concurso todos aqueles que se inscreverem e entregarem as propostas no prazo definido.

3.5 Se por ventura, o trabalho premiado vier de Portugal, a premiação será entregue à comitiva portuguesa, no 3º FIPA-BP.

 

  1. Inscrição e Envio Das Propostas

4.1. O período para participar do concurso será de 13 de novembro de 2015 a 15 de janeiro de 2016.

4.1.1 Não serão aceitas propostas após a data limite.

4.2. Não há limite de envio de propostas de logomarcas por proponente.

4.3. As propostas devem ser enviadas exclusivamente via site do IAB Campinas, clicando aqui.

4.4. O participante deverá informar (via on-line) os seguintes dados ao enviar a proposta:

4.4.1. Nome completo

4.4.2. Número de documento de identificação (CPF para brasileiros e Cartão do Cidadão para portugueses)

4.4.3. Universidade, Curso e Número de matrícula

4.4.5. Telefone para contato e email

4.4.6. Se a participação for em grupo, será necessário enviar os dados de todos os membros.

4.5. A logomarca deverá estar em um ou mais dos formatos ai/cdr/png/jpg/psd vetorizadas ou em alta resolução.

4.6. Deve-se simular a aplicação da logomarca (em um dos formatos: ai/cdr/png/jpg/psd/pdf), nos seguintes produtos:

4.6.1. Cartaz formato A3.

4.6.2. Camiseta do STAFF do evento.

4.6.3. PEN CARD.

4.6.4. Folder 3 dobras (ou sugestão de formato), com a programação completa do evento (utilizar textos genéricos-ilustrativos).

4.6.5. Memorial descritivo e Manual de Identidade da marca.

4.7. Não serão aceitas propostas de logomarcas sem o envio das informações do item 4  desse regulamento.

 

5. COMISSÃO JULGADORA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO CONCURSO

5.1. A Comissão Organizadora do 3º FIPA-BP, observado o Regulamento, fará a seleção das logomarcas finalistas dentre as enviadas por email.

5.2. A proposta ganhadora será a que obtiver mais votos.

5.3. Apenas uma proposta será classificada em 1º lugar e utilizada como o logomarca oficial do 3º FIPA-BP.

5.4. Serão considerados os seguintes critérios de julgamento dos trabalhos:

5.4.1. Criatividade (inovação conceitual e técnica): 25%;

5.4.2. Originalidade (desvinculação de outras marcas existentes): 25%;

5.4.3. Comunicação objetiva (concisão e universalidade): 25%;

5.4.4. Relação com o conceito, o tema e o objetivo geral do 3º FIPA-BP : 25%.

5.5. A comissão julgadora será formada por:

5.5.1. Um membro da Comissão Organizadora do 3º FIPA-BP

5.5.2. Um membro da Comissão Científica do 3º FIPA-BP

5.5.3. Um membro do Instituto de Arquitetos do Brasil

5.5.4. Um publicitário convidado

 

  1. Cronograma:

13/11/2015 – Abertura das inscrições e envio de propostas

15/01/2016 – Encerramento das inscrições e envio de propostas

18/01/2016 – Análise da Comissão Julgadora – 1ª fase

20/01/2016 – Análise da Comissão Julgadora – 2ª fase

O anúncio da logomarca vencedora e Solenidade de entrega dos Certificados de Menções Honrosas e Participação, e Prêmio ao vencedor serão agendados dentro do calendário de aulas de 2016. Todos os inscritos receberão notificação da data com antecedência.

 

  1. Disposições gerais:

7.1 A participação nesse concurso não enseja nenhuma remuneração financeira ou qualquer modalidade de sorte às empresas ou pessoas participantes e não vincula a compra ou aquisição de quaisquer produtos ou serviços das empresas ou pessoas envolvidas.

7.2 Ao vencedor, será entregue um certificado, e um kit-arquiteto, formado por 5 livros de arquitetura, conjunto de lapiseiras Pentel 0.3, 0.5, 0.7 e 0.9 e uma trena laser GLM 30 da marca Bosch.

7.3 Menções honrosas, se houverem, serão anunciadas. Seus criadores receberão certificado especial.

7.4 Todo participante receberá um Certificado de Participação.

7.4 A simples participação neste concurso implica a total aceitação deste regulamento e os participantes neste concurso declaram, desde já, serem os autores das propostas de logomarcas enviadas para a comissão organizadora do 3º Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal , não tendo cometido plágio ou violação a qualquer direito de terceiro.

7.5 O participante vencedor cederá e transferirá para o Instituto de Arquitetos do Brasil, sem quaisquer ônus para a Instituição, e em caráter definitivo, pleno e irrevogável, todos os direitos autorais sobre a proposta de logomarca enviada, para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica e na divulgação do resultado.

7.6 O organizador reserva-se o direito de efetuar alterações que considerar necessárias na aplicação da logomarca escolhida.

7.7 O Instituto de Arquitetos do Brasil não se responsabiliza por problemas técnicos que impeçam, retardem ou prejudiquem o envio ou recebimento das propostas de logomarcas.

7.8 Quaisquer dúvidas ou divergências não previstas no presente regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrevogável pela comissão organizadora do 3º Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal.

7.9 O canal de comunicação com o IAB, para sanar dúvidas, será via e-mail eventos@iabcampinas.org.br, com assunto: Concurso logo 3º FIPA-BP.
Boa sorte aos participantes!