IAB Campinas

Blog

08
nov

Carta resposta de Carlos Bratke

Minhas amigas, meus amigos:

[spacer size=”20″]

No começo desta semana fui surpreendido ao saber que, a pedido do promotor Silvio Antônio Marques, a Justiça determinou o bloqueio de meus bens pessoais. Segundo o processo investigatório que o promotor assina, instaurado em 2006, teria eu me comportado de modo omisso durante a minha gestão como diretor do Museu da Casa Brasileira, entre 1992 e 1995.

[spacer size=”20″]

Detalhe, o processo, instalado onze anos depois do final da minha gestão, trata de supostas irregularidades ocorridas a partir de 2003, também muito, mas muito tempo após. Acabo de me tornar um setentão. Sou arquiteto desde 1967. Fui Presidente do IAB entre 1992 e 1993. Sou conselheiro da Fundação Bienal de São Paulo. Fui seu presidente entre 1999 e 2002. Ostento, em meu currículo, projetos de destaque aqui no Brasil, no Uruguai, no México, nos Estados Unidos e em Israel.

[spacer size=”20″]

Com mais de três milhões de metros quadrados efetivamente construídos, recebi quatorze prêmios, nacionais e internacionais. Só nas imediações da Av. Luís Carlos Berrini, Zona Sul de São Paulo, implantei a bagatela de 62 edifícios. Ou seja, a minha história fala por mim. Nunca precisei de nenhum dos cargos que ocupei. Por isso, veementemente eu questiono: omisso em quê?

[spacer size=”20″]

O processo fala, vagamente, em fraudes, uso de notas frias, desvio de verbas públicas – sempre, eu repito, depois de 2003. Ora, convenhamos, como omisso se, em tal época eu já estava bastante longe do meu posto de diretor do MCB? Insisto: omisso em quê, se eu não exercia mais qualquer mínima função no Museu. A inconsistência do processo contra mim é patente. Desafortunadamente, porém, o mal já foi perpetrado. Meu nome e minha história foram maculados na mídia impressa e na Internet. Quem vai reparar esse dano?

[spacer size=”20″]

Só me resta, agora, confiar na rápida correção da Justiça. E agradecer a solidariedade de vocês todos.

[spacer size=”20″]

Grande abraço,

[spacer size=”20″]

Arquiteto Carlos Bratke

 

 

 

 

 

 

 

 

[spacer size=”20″]

Carlos Bratke.

 

[spacer size=”20″]