IAB Campinas

Blog

Foto de Adriano Rosa
22
jul

Campinas dos sonhos e dos pesadelos: qual é a sua?

A Agência Social de Notícias, referência em cobertura jornalística na região de Campinas, entrevistou vários formadores de opinião de nossa cidade, com uma única e direta pergunta: Qual a sua Campinas dos sonhos e qual a dos seus pesadelos?

O sonho de uma Campinas Planejada, Estruturada e Desenvolvimentista.
O pesadelo de uma Campinas desarticulada, sem planejamento e linhas mestras sobre onde quer chegar.
Alan Cury – Presidente do IAB Campinas

 

Por Adriana Menezes e José Pedro Martins – ASN

Uma cidade é feita, entre outros fatores, de narrativas, das histórias que as pessoas escrevem sobre elas mesmas e sobre e com a sua comunidade, e também das imagens projetadas sobre si mesmas e os outros.

Nas vésperas de Campinas completar mais um aniversário, neste dia 14 de julho, a Agência Social de Notícias publica enquete exclusiva, com cidadãs e cidadãos representativos de diferentes segmentos, em torno da pergunta: qual a sua Campinas dos sonhos e qual a dos seus pesadelos? Ou seja, qual a cidade que você quer e qual você não quer?

Os resultados estão no site da Agência <Clique Aqui para ler a íntegra das opiniões>.

As pessoas falam sobre a cidade desigual, que tem o décimo-primeiro PIB Municipal do Brasil, sede da região metropolitana situada em segundo lugar em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no país, polo de ciência e tecnologia, mas que ainda tem muitos desafios a enfrentar na educação, na saúde, na cultura, no meio ambiente e em vários outros setores.

A cidade que tem onze bairros entre aqueles com maior IDH Renda no Brasil, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mas que tem bairros e comunidades com IDH equivalente ao de áreas vulneráveis no Norte e Nordeste.

Uma cidade complexa, que acolhe bem muita gente, mas que ainda convive com expressões de intolerância. Uma cidade dinâmica, aberta ao novo, mas que também mantém traços fortes de conservadorismo.

Uma cidade fascinante!

E para você, qual a Campinas dos Sonhos, e qual a Campinas dos seus Pesadelos? Responda abaixo, nos comentários do Facebook!